sábado, 20 de agosto de 2011

O que é ECZEMA ?


Segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Eczema

Eczema, também chamada de dermatite], se refere a qualquer tipo de infecção da pele. Os eczemas, em geral, iniciam-se pela aparecimento, à superfície da pele, de vermelhidão (eritema) e inchaço (edema) da superfície cutânea. Como consequência, pode ocorrer um acúmulo de líquidos em pequenas vesículas, com prurido. Das vesículas, um líquido seroso é secretado, o que favorece a formação de crosta. Com a progressão do quadro a pele torna-se espessa (liquenificada).



PREVALENCIA

É bastante comum na infância e adolescência, afetando cerca de uma em cada nove jovens (11%-15%), mas provavelmente muitos casos não são diagnosticados. Também é frequente em profissionais de saúdes, pessoas responsáveis pela limpeza e lactantes. Atinge cerca de 5-10% dos adultos.
Em alguns países, como a Inglaterra, 15-20% das crianças já foram diagnosticadas com eczema em algum momento e o índice para adultos é semelhante ao nosso (5-10%). Enfermeiras desenvolvem dermatites pelo menos uma vez em 85% dos casos, sendo mais comum nas que lavam as mãos frequentemente com álcool gel ou sabão bactericida, pois seu uso regular danifica a pele. Entre profissionais de saúde a média varia entre 10 e 45%, sendo considerado uma séria doença ocupacional



Sintomas 

Os principais sintomas são:
  • Manchas avermelhadas (eritema)
  • Inchaço (edema)
  • Secreção na pele
  • Pele ressacada
  • Formação de crosta
  • Prejuízo na qualidade do sono
Os outros sintomas vão depender da origem do eczema. Manchas também causam prejuízo significativo na socialização, um problema sério para crianças com dermatites frequentes que são estigmatizadas e excluídas do convívio social.



DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é essencialmente clínico e consiste na localização das lesões e dos sintomas levando em conta a idade do doente, o carácter crônico ou agudo da doença e o histórico pessoal ou familiar de alergias. A biópsia cutânea pode ser útil no diagnóstico diferencial mas raramente é necessária.



CAUSA
A principal causa é a hipersensibilidade, nesse caso sendo chamada de dermatite atópica, que possui fatores hereditários mas só são ativados por um estímulo que desencadeie a alergia (como leite, camarão ou pólen). . Podendo ser originada por fatores de ordem interna ou externa, variando de acordo com a resposta imune de cada organismo, ao ambiente em questão.
Pessoas vulneráveis a dermatites frequentemente possuem um defeito na filagrina, uma proteína estrutural da pele, fundamental para a manutenção de uma função barreira normal.






PREVENÇÃO

Vários cuidados podem ser tomados para evitar certos tipos de dermatites
Evitar banhos muito quentes;
Cremes hidrantes;
Uso de luvas durante a limpeza e por profissionais de saúde;
Tomar banho apenas uma vez por dia e usar hidratantes para recuperar a pele;
Usar sabonetes neutros;
Usar álcool gel e sabonete bactericida com moderação pois eles danificam a pele;
Se manter alerta para alergias a alimentos;
Limpar o ambiente com pano molhado para não levantar poeira;
E não coçar áreas feridas.
Um alergista pode fazer testes com diversas substâncias para descobrir as causas de crises alérgicas frequentes.



Tratamento


Uso de cremes com corticóide, como hidrocortisona, é recomendado para o tratamento de episódios agudos e hidratação da pele mas não para episódios crônicos pelo risco de repercussões graves quando o tratamento é interrompido subitamente.  Uma alternativa são os inibidores da calcineurina como pimecrolimus e tacrolimus.Deve-se, também, evitar coçar a pele para prevenir agravamento da infecção. A melhor opção é procurar um bom dermatologista que indique que quais remédios você deve usar. Paciência, acompanhamento médico e cuidado são muito importantes.
As infecções bacterianas, geralmente por Staphylococcus aureus, devem ser tratadas com antibioterapia sistêmica, como cefalosporinas de 1.a geração ou as penicilinas. A limpeza deve ser feita gentilmente, o banho deve ser rápido e morno e em seguida aplicar um emoliente (creme hidratante) com alta oleosidade .
Anti-histamínicos sedativos podem ser usados para controlar o prurido e coceira, e assim permitir um sono mais revigorante.
Quando as causas envolverem fatores psicológicos como ansiedade, compulsões, transtornos de humor, transtornos somatoformes ou traumas psicológicos é necessário acompanhamento psicológico de longo prazo.
Não há evidência que óleo de peixe, óleo de borragem ou outros, bem como suplementos vitamínicos ou minerais tenham qualquer eficácia terapêutica na dermatite alérgica. Alguns dermatologistas também podem recomendar fototerapia e ciclosporina ou outros imunossupressores dependendo do caso. ________________________________________________

as fotos são minhas que eu retirei hoje 20/08/2011 às 12:00




Nenhum comentário:

Postar um comentário